Checklist semestral: como está a gestão da sua loja?
Junto com o mês de julho vem a lembrança de que já passamos da metade do ano (!) e, quando menos se espera, o Natal estará batendo à nossa porta! Por isso, acreditamos que esse é um momento muito conveniente para refletir: como anda a gestão da sua loja?
– Você está colocando em prática tudo o que planejou no começo do ano?
– Está conseguindo acompanhar todas as movimentações do mercado?
– Está medindo os indicadores de performance da equipe e das vendas?
Então, está interessado em fazer uma análise da administração do seu negócio no primeiro semestre?
Para ajudá-lo nesse sentido, criamos um checklist com dicas e informações importantes para medir o desempenho da gestão da sua loja até o momento e, assim, se preparar melhor para os próximos meses.
Porém, atenção: apesar de se tratar de um checklist semestral, essa análise pode ser aplicada em qualquer momento do ano para acompanhar e avaliar a performance da sua equipe e da sua empresa.
Vamos lá?!
Checklist semestral: como está a gestão da sua loja?
Para fazer uma análise sobre a gestão da sua loja até o momento, sugerimos que você investigue as seguintes áreas:
- Aplicação prática do planejamento.
- Melhorias nos processos.
- Capacitação da equipe.
Para isso, é crucial fazer os seguintes questionamentos:
Questionamento #1 para avaliar a gestão da sua loja:
O planejamento está sendo aplicado na prática?
Começo e final de ano são épocas de planejar ações para o período futuro. Se você realizou tal planejamento, é provável que tenha estabelecido algumas metas para alcançar. Além disso, teve ter definido as ações necessárias para o alcance desses objetivos, não é mesmo?
No entanto, a criação do planejamento é apenas o primeiro passo para o sucesso! Aliás, e não é nem a etapa mais difícil. A principal dificuldade dos gestores é colocar em prática (de maneira contínua) o que foi planejado. Ou seja, evitar que o plano siga apenas nas primeiras semanas e, depois, acabe sendo esquecido.
Então, será que o seu planejamento ainda está guiando as ações da loja ou já foi abandonado?
Seja qual for o caso, este é o momento ideal para parar, reavaliar plano e verificar necessidades de ajustes.
- Digamos, por exemplo, que as ações que foram planejadas não foram colocadas em prática. Portanto, agora você deve atualizar o planejamento para os próximos meses e iniciar o processo novamente.
- Porém, se as ações estão sendo colocadas em prática, mas os resultados alcançados não são os esperados, então, é preciso avaliar a necessidade de ajustar as metas de acordo com a realidade do mercado.
Questionamento #2 para avaliar a gestão da sua loja:
Como os processos do seu negócio têm evoluído?
Estamos em uma era em que novas tecnologias e tendências surgem de maneira cada vez mais rápida. Portanto, não dá mais para pensar que o que funcionou ontem vai continuar dando certo para sempre. Por isso, é fundamental avaliar constantemente a forma como as operações da sua loja funcionam.
Esta análise é importante para identificar possibilidades de melhorias que podem resultar em economia (de tempo e dinheiro) e maior satisfação do seu público.
Neste sentido, estas são algumas análises importantes a serem realizadas neste momento:
- Quais são as principais reclamações dos clientes?
- A quais áreas essas reclamações se relacionam (atendimento presencial, SAC, entrega etc.)?
- O que pode ser feito para melhorar as operações dessas áreas – e, consequentemente, diminuir o número de reclamações?
- Quais são as áreas que os clientes mais elogiam, ou as que estão trazendo os melhores resultados?
- Quais são as lições oferecidas por essas áreas que podem ajudar a aprimorar o desempenho de outros setores?
- Quais são os tipos de treinamentos que podem contribuir para o melhoramento dos processos como um todo?
- De que forma as novas tecnologias podem ajudar a melhorar os processos da loja?
- Quais são as metas de melhorias dos processos da loja que você espera alcançar até o final do ano? E o que será feito para isso?
Questionamento #3 para avaliar a gestão da sua loja:
Sua equipe está sendo constantemente capacitada?
Uma questão que influencia diretamente seus resultados, a satisfação dos consumidores e o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento é o nível de preparo da sua equipe. Capacitar os funcionários é uma preocupação que deve estar na mente do gestor do varejo o ano todo.
Portanto, que tal parar um momento para avaliar se o desenvolvimento dos seus colaboradores tem sido uma prioridade na gestão da sua loja ou se tem deixado a desejar em relação a isso?
Para isso, responda as seguintes questões:
Quando foi a última vez que sua equipe recebeu algum treinamento?
- Se foi há mais de seis meses, está na hora de pensar em uma estratégia constante para preparar sua equipe.
- Crie um cronograma anual (ou semestral) de treinamentos a serem aplicados em cada área para planejar com antecedência essas ações.
Quais são as principais necessidades de treinamento de cada área da loja?
- Faça uma avaliação do desempenho dos profissionais para entender quais são as atividades e áreas de atuação nas quais eles necessitam de treinamento.
- Converse com os colaboradores e colete sugestões de temas e assuntos a serem abordados nas capacitações.
- Além disso, analise as reclamações dos consumidores. Afinal, elas o ajudarão a entender quais são as principais deficiências da sua equipe – e, consequentemente, quais são as necessidades de treinamento dos profissionais da sua loja.
Quais são os resultados dos treinamentos?
- Você realizou algum treinamento no primeiro semestre? Sim? Portanto, é importante avaliar de que maneira essa capacitação impactou o desempenho da equipe e da loja.
- O treinamento trouxe resultado? Então, avalie quais foram os fatores que contribuíram para o sucesso da capacitação – e aplique essas práticas nos treinamentos futuros.
- O treinamento não trouxe o resultado esperado? Investigue o que faltou no processo de capacitação e evite essas falhas no futuro.
Recapitulando os itens do checklist para avaliar a gestão da sua loja:
1) O planejamento está sendo aplicado na prática?
– O que já foi feito?
– Quais foram os resultados alcançados?
– O que deixou de ser feito?
– Quais são os ajustes necessários no planejamento para o próximo semestre?
– Quais são as metas para alcançar até o final do ano?
2) Como os processos do seu negócio têm evoluído?
– Foram feitas mudanças de processos nos últimos meses?
– Se sim, quais são os resultados que as mudanças estão trazendo?
– Se não, quais áreas precisam de melhorias?
– Quem serão os responsáveis por essas mudanças de processos?
– Quais são os prazos de aplicação?
3) Sua equipe está sendo constantemente capacitada?
– Há um cronograma de treinamento para os profissionais da loja?
– Se sim, esse cronograma tem sido seguido?
– Quais resultados os treinamentos estão trazendo?
– Se não existe cronograma, então quais são as áreas que mais necessitam treinamento?
– Quais serão as datas e áreas em que os treinamentos serão aplicados no próximo semestre?
Agora, é com você!
Esperamos que essas dicas o ajudem a avaliar a performance do seu negócio nos primeiros seis meses do ano. Faça essa avaliação para entender como ajustar a gestão da sua loja e, assim, alcançar grandes resultados!